Atitudes que drenam energia

21/06/2013 § 222 Comentários

Desespero

1 – Pensamentos obsessivos

Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

2 – Sentimentos tóxicos

Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

3 – Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo

Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

4 – Fugir do presente

As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5 – Falta de perdão

Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.

6 – Mentira pessoal

Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7 – Viver a vida do outro

Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8 – Bagunça e projetos inacabados

A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9 – Afastamento da natureza

A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

10. Preguiça, negligência

E falta de objetivos na vida. Esse ítem não requer muitas explicações: negligência com a sua vida denota também negligência com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que você não cuida, alguém vem e leva embora. O resultado: mais preguiça, moleza, sono….

11. Fanatismo

Passa um ventinho: “Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!!” Alguém olha para você: “Oh! Céus, ela está morrendo de inveja de mim!!!” Enfim, tudo é espírito ruim, tudo é energia do mal, tudo é coisa do outro mundo. Essas pessoas fanáticas e sugestionáveis também adoram seguir “mestres e gurus” e depositar neles a responsabilidade por seu destino e felicidade. É fácil, fácil manipular gente assim e não só em termos de energia, mas também em relação à conta bancária!

12. Falta de aceitação

Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm. Esses indivíduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por não valorizarem e não tomarem posse dos seus tesouros – porque todos nós temos dádivas – são facilmente ‘roubáveis’.

O importante é aprender a aceitar e agradecer tudo o que temos (não confundir com acomodação). Quando você agradece e aceita fica em estado vibracional tão positivo que a intuição e a criatividade são despertadas. Surgem, então, as possibilidades de transformar a vida para melhor!

* Vera Caballero é Professora de Yoga, numeróloga, terapeuta floral, reiki master, massoterapeuta, ministra cursos e palestras sobre Bioenergias.

Marcado:, , ,

§ 222 Respostas para Atitudes que drenam energia

  • Sandra Rodrigues disse:

    Gostei muito de tudo que li, sei que preciso mudar as minhas atitudes e a minha em vários aspectos. Obrigada pelo esclarecimento.

  • Cida Borges disse:

    Excelente materia, muito bem colocada. parabens

  • exoterico disse:

    Republicou isso em Interação.

  • Clarice disse:

    Para não perder energia com pensamentos conflituosos da vida, o correto é saber ouvir o que seu coração está dizendo e esse ouvir poderá te conduzir ao caminho feliz de sua existência. Ouvir com a voz do coração (da alma).
    Quando o coração da gente está em desarmonia , sem paz a mudança se faz necessária para o equilíbrio e felicidade do ser.

  • T@®$☼ disse:

    Acho que se uns nasceram para ganhar e outros nasceram para perder, todos podem mudar. Essa é a nossa tarefa aqui. Aliás consciente disso ou não estamos todos no fluxo da evolução. O que fazer? As dicas do texto são excelentes e em algum(ns) momento(s) da vida eles serão muito uteis e necessários. Eu resumi em 4 etapas: 1) Assuma a responsabilidade por sua própria vida; 2) Elimine a negatividade de sua vida; 3) Seja grato por aquilo que tem, que vive e viveu; 4) Simplesmente observe os resultados ao aplicar as etapas anteriores. Excelente texto ! Nasmatê

  • Leila disse:

    Parabéns Vera Caballero! Sua matéria e incrível e totalmente verdadeira!
    Patrick, concordo plenamente com vc! Não preciso acrescentar nada, pois vc falou tudo.

  • Excelente matéria, melhora a qualidade de vida, através do equilíbrio da energia mental.

  • sidinei disse:

    Tentar chegar a uma avaliação logica e mais louco do que o que esta escrito podemos primeiro saber o estado de cada pessoa que esta lendo e qual a sua situação atual … kkk rsrsrs dependendo de como você
    esta a interpretação de uma maneira …

  • Ana Lúcia Mendes disse:

    Adoro essas preciosidades para refletir e compartilhar. Gostaria de continuar desfrutando, quem sabe, tbm colaborando

  • Flavio Varela disse:

    Gostei muito desse texto de leitura rápida e que traz um pouco de conhecimento para que você possa refletir sobre você mesmo.

  • Maria Goretti da Silva disse:

    Excelente, e verdadeiro, texto, que pode ajudar a abrir os olhos de muita gente … Adorei, e me vi em alguns dos exemplos citados os quais “achava” ser atitude normal e na realidade, estavam tirando a minha energia… Mudando a vibração agora mesmo. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!

  • […] são despertadas. Surgem, então, as possibilidades de transformar a vida para melhor! Fonte: Sob Malhete […]

  • JAMARA CARDOSO NEVES BRAZ disse:

    Quanta troca de energia negativa….tem gente precisando drenar energia!

  • Jozelia Sales Pimentel disse:

    Muito bom!

  • Ótimos esclarecimentos… com certeza, repensarei algumas atitudes e entendi o motivos de algumas coisas…

  • jezeil disse:

    todos temos em nossas mão as ferramentas que precisamos para mudar nosso destino….o sol nasce para todos, mais muitos não sabem usar as tais ferramentas por falta de instrução, fé e coragem…acredito que todos vcs estão com uma porcentagem de razão…pensamento positivo ajuda sim, mais não é A razão do sucesso e sim uma das….que nem todos nascem para vencer, enriquecer, ser patrões também é fato…mais o importante é que tenhamos todos prosperidade e isso sim é destinado a todos…basta que tenhamos clareza das nossas ações e saibamos usar nossas ferramentas mesmo que limitadas

  • paulo cesar disse:

    Muito bom. Despertou-me uma auto analise.😁

  • Ediclei disse:

    Muito bom!

  • Ediclei disse:

    Muito legal!

  • Paulo disse:

    Entrei num dilema terrível, é nosso pessimismo ou otimismo que causa situações negativas em nossas vidas ou são os fatos da vida que nos tornam pessimistas ou otimistas? Acho que o problema é quando se criam teorias universais, isto é, serve para qualquer situação ou pessoa. Não somos todos iguais , não temos vidas iguais e os fatos não se apresentam da mesma forma para todos.

  • […] Atitudes que drenam energia […]

  • Hercy Souza disse:

    Preciosas lições de sabedoria. Grata

  • Rosa Neide oliveira e Narici disse:

    Verdades fortes, convite à prática que acionam nosso potencial de cura.

  • João disse:

    Falta de dinheiro gasta uma energia tremenda!!!

  • flor disse:

    Eu tenho essas 12 atitudes todos os dias. já fui diagnosticada com depressão patológica. não escolhi ser assim, eu luto todos os dias para ser diferente.
    essa minha luta suga muita energia.

  • Leandro Palmesi disse:

    Sinto que minhas energias estão se esgotando , me encaixo em todos tópicos sitiados , as vezes acho que tenho sintomas de depressão . O que fazer ????

  • Carmen Oliveira disse:

    ADOREI LER ISSO

  • Daiane disse:

    Nada é, tudo está. Adorei os comentários , bom saber como a maioria das pessoas pensam. Alguns até discutindo coisas, bom seria se evoluíssem com as respostas e até mesmo analisassem melhor suas colocações e suas ” VERDADES” … ^^

  • […] Atitudes que drenam energia | Sob Malhete. Causas emocionais das doenças.: PESSOAS INSUPORTÁVEIS E PESSOAS INSUPERÁVEIS. Você convive intimamente com alguma pessoa tóxica? | Universo Natural. AFASTE-SE DE PESSOAS QUE LHE FAZEM SENTIR-SE MAL. La revolucionaria teoría de Bruce Lipton: Científico afirma que pensamientos curan más que los remedios | Fenómenos Paranormales. La revolucionaria teoría de Bruce Lipton: Científico afirma que pensamientos curan más que los remedios | Fenómenos Paranormales. This Moment. 51 Symptoms of Spiritual Awakening. […]

  • […] Atitudes que drenam energia | Sob Malhete. […]

  • Eleonir honorato Mendonça disse:

    Adorei me espelhei nestas palavras preciso de alta ajuda

  • Franco Corrêa disse:

    SÓ SEI QUE NADA SEI . . .

  • Eunice disse:

    Sensacional artigo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Atitudes que drenam energia no Sob Malhete.

Meta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.753 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: