Atitudes que drenam energia

21/06/2013 § 176 Comentários

Desespero

1 – Pensamentos obsessivos

Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.

2 – Sentimentos tóxicos

Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

3 – Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo

Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

4 – Fugir do presente

As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

5 – Falta de perdão

Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados.

6 – Mentira pessoal

Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7 – Viver a vida do outro

Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8 – Bagunça e projetos inacabados

A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

9 – Afastamento da natureza

A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

10. Preguiça, negligência

E falta de objetivos na vida. Esse ítem não requer muitas explicações: negligência com a sua vida denota também negligência com seus dons e potenciais e, principalmente, com sua energia vital. Aquilo do que você não cuida, alguém vem e leva embora. O resultado: mais preguiça, moleza, sono….

11. Fanatismo

Passa um ventinho: “Ai meu Deus!!!! Tem energia ruim aqui!!!” Alguém olha para você: “Oh! Céus, ela está morrendo de inveja de mim!!!” Enfim, tudo é espírito ruim, tudo é energia do mal, tudo é coisa do outro mundo. Essas pessoas fanáticas e sugestionáveis também adoram seguir “mestres e gurus” e depositar neles a responsabilidade por seu destino e felicidade. É fácil, fácil manipular gente assim e não só em termos de energia, mas também em relação à conta bancária!

12. Falta de aceitação

Pessoas revoltadas com a vida e consigo mesmas, que não aceitam suas vidas como elas são, que rejeitam e fazem pouco caso daquilo que têm. Esses indivíduos vivem em constante conflito e fora do seu eixo. E, por não valorizarem e não tomarem posse dos seus tesouros – porque todos nós temos dádivas – são facilmente ‘roubáveis’.

O importante é aprender a aceitar e agradecer tudo o que temos (não confundir com acomodação). Quando você agradece e aceita fica em estado vibracional tão positivo que a intuição e a criatividade são despertadas. Surgem, então, as possibilidades de transformar a vida para melhor!

* Vera Caballero é Professora de Yoga, numeróloga, terapeuta floral, reiki master, massoterapeuta, ministra cursos e palestras sobre Bioenergias.

About these ads

Marcado:, , ,

§ 176 Respostas para Atitudes que drenam energia

  • Tondelomge disse:

    Há pessoas que nascem para ganhar e outras para perder, ou seja umas para serem melancólicas e outras felizes, essa é a pura verdade.

    • Igor disse:

      Prezado, com todo respeito jamais vi tamanha ignorância em uma só frase. Não falo da ignorância no sentido depreciativo, sim sobre o fato de desconhecer a mecânica das coisas. Se instrua amado.

      • Diego R. disse:

        Você esta mais errado que ele, uns ganham e outros perdem mesmo… apesar de ele ter citado isto como causa e não como consequência… foi o erro dele… mas esse lance de mecânica exata da vida… buscar a verdade seria buscar a não verdade… o máximo que podemos saber é o que realmente queremos em nossa vida, e desentranhar isto já é tarefa bem penosa…

      • Vera Kepler disse:

        Queridos, todos temos perdas e ganhos e parece que o segredo está em como lidar com esses dois fatos. Se damos de cara com a impotência, é porque fé seria o elemento de equilíbrio para nortear sem cair em extremismos.

      • Rogerio Marodin disse:

        Verdade amigo….

      • Otavo disse:

        Perfeita a sua colocação.

      • Lucas disse:

        Concordo plenamente com o Igor. Acreditar que alguém nasce de um jeito e permanece assim para sempre é ignorar a existência de fatores externos, é ignorar sociedade, é ignorar evolução, é ignorar a própria natureza humana. E ignorar indiscriminadamente é, realmente, nada além de ignorância. E, reiterando Igor, me refiro à ignorância no sentido estrito da palavra, e não no (geralmente injusto) pejorativo. Tonderlomge simplesmente ignorou décadas e décadas de esforços (e resultados) de centenas e centenas de milhares de médicos, psicólogos, sociólogos, antropólogos dentre outros. Não ignoro fatores genéticos ou intraespecíficos. Mas dizer que as pessoas nascem predestinadas, com todo respeito, não pode passar de crença infundada. Ok, é de direito de cada um acreditar no que quiser. Mas, ainda assim, é crença. E é infundada.

      • Bruno disse:

        Por que “se instrua”? Se quer rebater, que o faça com argumentos. Eu concordo que tem gente que nasceu para ganhar e gente que nasceu para perder. Ou você acha que um monte de africanos morrem de fome todo dia porque não têm pensamento positivo? Ah, faça-me o favor…

      • Erica disse:

        É você que é o alienado Igor, vivendo demais em conto de fadas, assuma alguma responsabilidade na vida pra variar.

    • Jay disse:

      Eu gosto de acreditar que todos nascem para viver, e viver bem é uma bela opção. Os conselhos da matéria acima fazem sentido. Quanto à verdade, cada um tem uma que é melhor pra si. Acreditemos na melhor verdade.

    • tondelomge disse:

      voltei por que ficam aparecendo respostas no meu e-mail, explico do por que eu disse anteriormente, esse texto me chamou a atenção na parte de pensamentos obsessivos, que drenam energia e no meu caso eu sofria e as vezes sofro com esses pensamentos( fui diagnosticado com alguma sindrome obsessiva compulsiva, mas de forma subclínica, ou seja não me afeta). Não me referi a mim em relação ao comentário anterior, mas apenas o que eu acho que a vida é. Sobre o comentário do Lucas “Mas dizer que as pessoas nascem predestinadas, com todo respeito, não pode passar de crença infundada.”, eu me refiro que as pessoas só são fracas e não conseguem mudar, simplesmente isso.

  • Amei a matéria, difícil colocar em prática, mas vou tentar… bom dia!

    • Olá! nem eu mesma consigo colocar tudo isso em prática o tempo todo!!!! É por isso que vivemos muitos anos, para treinar!
      Grande beijo e obrigada!
      Se quiser, me adicione no face

      • Letícia Viola disse:

        Vera,boa tarde!
        Primeiramente parabéns pelo texto,muito sábio.

        Não consigo te achar no Facebook =/
        O Blog já está ativo?

        Beijos

  • Carmem Verônica disse:

    Maravilhosa essa matéria, estou pratico isso já faz um mês, e de verdade, estou me sentindo muito bem, em todos os sentidos da minha vida. Pensar sempre positivo, afasta tudo que a de negativo. Adorei a matéria Vera Caballero

    • Obrigada Carmem, em breve estarei com meu blog, e ai pretendo postar matérias regularmente. Se quiser entrar no meu face, saberá das notícias.
      Ouvir esses depoimentos sempre me incentivam.
      Obrigada

      • Esse lúcido texto bateu forte nos meus boicotes de energia. Agradeço, Vera Caballero, por depositar tantas possibilidades no meu momento (e talvez de muitas outras pessoas) negativo… Mais esperança e mais força – Assim Seja! Abraço carinhoso.

  • Wslene disse:

    Adorei a matéria e tem algumas coisas que já pratico, tipo arrumar gavetas dar uma faxina em casa quando a cabeça ta meio perturbada, isso me ajuda e muito, da uma paz interior muito boa.

  • Mary disse:

    Há pessoas que nascem com sorte e outras que nascem sem ela. Essas últimas são as que precisam ler essas dicas sobre atitudes. Para as outras tudo virá fácil.

    • Patrick disse:

      Com todo respeito não existe essa questão de sorte (ou falta de sorte) ou azar, pois quem nos criou e criou todas as coisa e assim sendo cremos que esse Ser é perfeito em tudo, não pode haver parcialidade por parte Dele (tipo uns filhos nascem com a “sorte” e outros não), porque se assim for esse Ser é mesquinho, ruim e bem inferior à muitos seres humanos (isso falando de um Planeta que ainda está atolado na própria ignorância). Então a questão é: ou a pessoa enxerga a situação que se encontra no momento e foca, cria coragem, toma atitudes de mudanças e busca realmente se melhorar em todos os sentidos da vida ou ela se mantém acomodada e fica na merda de sempre jogando a culpa no destino ou vários outros tipos de desculpas, por preguiça e pelo estado comodo que se encontra!

      • Olga Silva disse:

        Querida Vera, gostaria de acompanhar seus artigos. Eu procuro colocar em pratica. Estou nesta vibração. Mais ainda falta muito… Você tem G+? Se não tiver, faça um. Tem uma turma, algumas comunidades que tenho certeza que se afinam com seus pensamentos. Grande e fraterno abraço. Deus continue te iluminando.

  • Fabians disse:

    Muito Bom !! Adorei!

  • Liana Carlos disse:

    Perfeito.

  • Republicou isso em e comentado:
    Isso diz tudo!!!

  • […] em equilíbrio, achei um texto sensacional pela internet! Atitudes que Drenam Energia! Vale a pena a leitura! Tenho tudo isso muito certo na minha cabeça! Quando a gente começa a se […]

  • Olga Campos disse:

    Maravilhoso texto. Estou nesta sintonia. Gostaria de receber mais artigos dessa autora e assuntos correlatos. GRATIDÃO por compartilhar o conhecimento.

  • Olga Campos disse:

    Sorte é quando a oportunidade se une á preparação. “Quanto mais treino, mais sorte eu tenho”. Pois é. Passei em provas concorridas. Tive sorte? A cada livro que eu lia a mais que os outros, adquiria conhecimento, aumentava minha “sorte” em relaçao aos que nao estudavam ou estudavam pouco. A chance de cair mais questões que eu sabia e outros não, aumentava quanto mais eu estudava… que SORTE eu tive! Será que eu teria tido tanta sorte se tivesse cruzado os braços e esperado que a sorte me ajudasse para cair questões que eu sabia? Amigos, é apenas para refletir. Se você quiser mudar a sua sorte, comece mudando seus pensamentos (dizia Napoleon Hill). O bom de sabermos de tudo isso, de buscarmos o conhecimento, é saber que temos o PODER de mudar as circunstancias, de sermos cocriadores de nossa realidade. E é isso que fazemos a todo instante, conscientemente ou inconscientemente. Fraterno abraço.

    • Paulo disse:

      Sorte é quem tem oportunidade de se preparar para as provas, a verdade é que a maioria não tem essa sorte!

  • Jenny Horta disse:

    Excelente! É claro que não se trata de receita de bolo (se mesmo essas as vezes não dão certo, né?) mas são atitudes saudáveis para o corpo e o espírito.

  • Aline disse:

    Atitudes que não podemos ter!

  • Marcia disse:

    Aeeee Vera adorei:) como sempre arrasando nas matérias!!!

  • Marina Oliveira braga disse:

    Muito bom! Buscando forças para fugir destas armadilhas do “eu”, como este artigo ensina, conseguirei melhorar minha vida e a dos meus próximos. Agradecida.

  • Val disse:

    Agradecer diariamente pelo que temos é dever de todos. Mudar o que não gostamos, aceitar o que não conseguimos mudar e amar a todos os momentos da vida faz bem.

  • Zulmira disse:

    Assunto bem interessante.

  • Roberta Camargo disse:

    Acredito que todos nascem para serem felizes, só que ser feliz de fato requer sabedoria, o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória, por isso temos que ser cautelosos no que plantamos…
    Outro grande erro é achar que vai ser feliz quando acontecer alguma coisa grandiosa, ou quando conhecer alguém especial o fato é que a felicidade está nos detalhes… coisas pequenas da vida que dão um toque especial , a felicidade vem de sutilezas e não de grandes acontecimentos. Não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho!!!

  • Ninguém nasce fadado ao fracasso, o problema são as origens… vivemos num mundo em que ter sucesso financeiro é o pilar de tudo e somos engolidos por essa falsa verdade, que se torna de fato uma verdade no momento em que a mecânica do mundo gira em torno do $$$; nesse mundo até a própria ideia de fracasso é mensurada pelo sucesso ou insucesso profissional! eu penso que mudar isso é difícil, então temos que buscar os meios para atingir a felicidade, ou o que achamos que ela é, adaptando-nos a esse mundo da melhor forma possível; um abraço a todos!

  • Bolivar Martins disse:

    Material excelente! Tudo é uma grande verdade. Parabéns a professora Vera Caballero.

  • Juliana disse:

    Excelente artigo.

  • Alexandre disse:

    Excelente matéria!!! Mudar não é fácil, tem gente que não presta pra nada e tem uns que ja nascem estragado pra vida. Pregam o bem só de boca e não fazem nada em seu beneficio e ainda prejudicam as pessoas ao seu redor. Tem uns bons de coração que ja nascem do Bem. Imagina se agente conseguisse captar 60% destas atitudes. Seria muito Bom. Valeu!!!

  • izabel disse:

    Gostei muito de ler todos comentários! Algumas coisas já pratico, vejo que ainda tenho muito o que aprender…

  • Luz 7 disse:

    As pessoas acham que tudo na vida cai do céu e não é assim.Temos que agir com prudência pra conseguirmos as coisas. Agir com honestidade, ser franco e correto.Não adianta você pensar de uma forma e agir de outra. O amor ultrapassa barreiras,mas sem ferir o semelhante, o seu próximo. Que adianta você trair seu marido ou esposa para depois ficar com a consciência doendo? Não fazer é a melhor opção. Traição é uma das piores atitudes do ser humano. Cruel. Quanto a arrumar as gavetas da casa quando não tem o que fazer, é uma dica que ponho em prática. Arrumo gavetas, armários e jogo fora tudo que não uso. O que não uso não me faz falta. Desopila a alma e coração.

  • Maria Beatriz Aguiar de Mello disse:

    Excelente artigo! Assino embaixo de todos 12 itens. Repassei para meus amigos como receita para autoconstrução. A importância maior está em praticar todos os itens. Abraços e Parabéns!

  • Marcia Maria Andrade do Nascimento disse:

    É apenas mais uma forma de vê ou lidar com a vida, questão de ponto de vista e de onde se está falando. Nem tudo na vida é tão simples como se imagina, existem mistérios ou verdades como queira que fogem ao nosso controle. A vida é uma caixinha de surpresas e as vezes nos pega desprevenidos. Cada um sabe da sua força e da sua fragilidade. Como já dizia o mano Caetano: “cada um sabe a delicia de ser o que é”, portanto não adianta receita e nem mensagem de autoajuda. Desculpa ai, mas a democracia é isso uns concordam, outros discordam, uns agregam, outros afastam….

  • Fantástico o texto! Quem nunca vivenciou estas experiências na vida que nos esgotam! Temos que realmente saber identificá-las para evitar desgastes de energia desnecessários. Nossa! Já senti até dor física após desentendimento com uma colega. Tem pessoas que mesmo você tentando se distanciar são verdadeiras sangue sugas de energia.

  • […] Do post Atitudes que drenam energia. […]

  • Marisa Nelli Dias disse:

    Querida Vera, adorei a matéria! Sou Psicóloga Clínica há 28 anos, e posso dizer que estas são as questões que diariamente encontro em meu consultório. Eu também tento estar equilibrada o tempo todo, e muitas vezes tenho dificuldades… Gostaria de poder acompanha-la no facebook. Um Grande abraço e um Grande ano de 2014 para você.
    Obrigada pelas lindas palavras de animo que servem para iluminar a nossa vida. Beijos, Marisa Nelli Dias.

  • RB disse:

    O essencial é permanecer em um estado meditativo com a vida.

  • Olga Campos disse:

    Nosso verdadeiro PODER é o de Escolher o que pensar. Se tiver um homem que controla um exército de mil homens e um outro que controla sua mente, este tem mais poder! E isto é possivel de conseguir. Com treino, vontade e dedicação.

  • Lembrem-se que todos somos vencedores de um evento em que tivemos essa chance de ganharmos: 1/6000000. Isso e a morte nos igualam, meditem sobre isso. Namaste.

  • Luiza Helena disse:

    A materia é otima e mostra o fim do caminho, mostra onde chegar, mas não diz COMO fazer isso até porque chegar nesse estado de espírito onde a pessoa não cultiva pensamento obssessivos, nem maus habitos, etc, etc, não é possivel SEM AJUDA. Não tenho religião alguma mas não consigo esquecer que li quando criança: “amai-vos uns aos outros” hoje em dia eu leio “ajudai-vos uns aos outros”. Diante disso e por conta dos ultimos 13 anos onde venho me submetendo ao tratamento com análise posso dizer que para conseguir qualquer item aconselhado pela materia é preciso procurar a ajuda de quem conhece o caminho. Faço psicoterapia com um psicologo e psicanalista e agora sei que para conseguir o estado de espirito proposto nesta materia é preciso jogar fora o lixo emocional adquirido na infancia e adolescencia, enquanto o lixo emocional é descarregado pela analise o discernimento vai se abrindo, a pessoa vai percebendo todo o mal que faz a si própria e aos outros, o comportamento dessa pessoa vai mudando, bons hábitos vão dando lugar aos antigos, tudo muda, a visão para dentro e para fora muda completamente, e pessoa nasce de novo, aí então fica facil entender o que fazer porque se tem conhecimento de como se é.

  • Penso que nossos pensamentos e atos são como os alimentos que ingerimos. Se nos alimentamos de maneira saudável teremos mais saúde, assim como, se temos pensamentos e atos positivos, teremos mais energias boas ao nosso redor! Com certeza a Yoga deve ajudar muito neste reequilibro psicossocial. Obrigado pela matéria! LUZ!

  • […] projetos e superar os obstáculos. 3 – Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A […]

  • […] Atitudes que drenam energia – Sob Mahlete […]

  • pato disse:

    Vesse bem que ainda não entende a complexidade de situações o que disse entra bem no ouvido de quem está bem! aceitar e compreender para aqueles onde uma vida é ptraticalmente injusta e cheia de azar é um pouco mais complicado de preencher esses requesitos! Há mta gente ciente no que diz, e por mais que queira mudar para melhor, o melhor transforma-se em pior! dou-lhe um caso! tens filhos?Pela forma como epnsa se do dia para a noite sem motivo aparente perder um filho? ? Para não falar que á casos e casos de perdas certo? Gostava que fosse tão simples como fala, mas não é! a mensagem que trasmitiu como lhe disse cabe bem no ouvido de quem está bem, todos nos a conhecemos e vivemos com ela quer queiramos ou não! não sei é o que acha sobre a palavra sina!

  • Lojin Modabio disse:

    Típica coisa de gente fraca psicologicamente… Típica coisa de gente sensível, para não falar gente fresca.
    Atitude, é o que move e faz as coisas se moverem. Nada mais…

  • Gostei muito dos textos acima. Muita coisa serviu pra minha vida, claro desde que siga os ensinamentos. Obrigada!

  • Dante disse:

    O texto é bem compreensível (enegético).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Atitudes que drenam energia no Sob Malhete.

Meta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.713 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: